quinta-feira, 24 de outubro de 2013

GRUPO TEATRAL DA ADOLFINA

Os Saltimbancos é um musical  infantil com letra adaptada de Sergio Bardatti e música de Luis Enríquez Bacalov, com versão em português e músicas adicionais de Chico Buarque. Na verdade é uma alegoria política, pois o burro representa a inteligência; a galinha, a classe operária; o cachorro, os militares; a gata, os artistas; o barão, inimigos dos animais,  representa a elite( dona dos meios de produção).

Este musical tem na sua coordenação a incansável professora Leila Colombo, tendo também a participação da professora Andrea Jonathas Silva e um grupo de estudantes da área( 5ºC, 6ºB, 6ºC, 7ºA, 7ºB e 8º( 9)C ). Veja abaixo alguns momentos do musical, informe-se da próxima apresentação para apreciá-la.
















SEMANA DA CRIANÇA - FESTIVAL DE TALENTOS

No último dia 14 de outubro, aconteceu o Festival de Talentos. Nesta ocasião, todos os alunos tiveram a oportunidade de inscreverem-se para apresentar  dança, música, declamação de poesia, teatro; em fim aquilo que expressasse uma habilidade artística do estudante.
















AS ADOLFINETES BOMBARAM  ENCERRANDO O FESTIVAL DE TALENTOS

Os estudantes só gritavam bis..

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

TURMA DE JORNALISTAS

A turma de 8ªA(9anos) visitou algumas pessoas especiais na Escola Adolfina e estas visitas transformaram-se em notícias. Confira abaixo.

  Bibliotecária

                     Visita na biblioteca

       No dia 04 de setembro de 2013, quarta-feira, fomos fazer uma visita na biblioteca de nossa escola . A bibliotecária Cláudia Cunha falou que gosta do seu trabalho como bibliotecária, pois gosta de organizar as coisas como papéis, livros e principalmente gosta muito de leitura.
      Todos os alunos frequentam o ambiente da biblioteca, principalmente para trocar livros para ler, também para olhar vídeos e tem alunos que ficam na hora do recreio lendo.
     A biblioteca é importante para as leituras na escola, e principalmente para ter um enriquecimento do aprendizado em sala de aula.

                            Brenda Guiza e Aline Joana de Souza
           
  SECRETÁRIA DA ESCOLA

       No dia 04 de setembro, entrevistamos a secretária da escola Gislaine Almeida,  perguntamos quais são os trabalhos que ela faz na secretaria. Ela respondeu que cuida de toda documentação,  o registro de professores,  além de auxiliar na administração. Gislaine trabalha na escola há 2 anos e 4 meses . Gosta do trabalho que faz e pensa que é importante colaborar com a educação.

      Na secretaria ela faz cópias, imprime  trabalhos, anota os materiais emprestados, faz  matriculas e rematrícula , imprime  trabalhos para os professores, abre os  e-mail, faz transferências de alunos  e imprime os boletins postados no SIGAM NH.
                                   Amanda Dutra e Catiele Ribeiro

   Alunos da Escola Adolfina saíram nas rua para  celebrar o “ Dia da Independência”.                                                                                                              Setembro mês de muitas comemorações, mas a mais importante é a data de 7 de setembro, marco da independência do Brasil,quando a monarquia foi destronada e as ideias liberais tomaram o poder, dando início ao Estado republicano. De lá para cá muitas conquistas foram alcançadas, pois o povo brasileiro almeja sempre mais e melhor, por isso todos estamos festejando as comemorações cívicas que culminam com o desfile de 7 de setembro.

            Deivid Vinícius e Maylon


Cozinheiras da Escola Adolfina
            são as melhores da cidade

         Cozinheiras da escola Adolfina fazem almoço para a comunidade e são  consideradas as melhores da cidade.

No dia 15 de setembro, as cozinheiras Taiara,Thaís,Talita e Maria, da Escola Adolfina, fizeram um almoço gratuito para os alunos.Elas estavam comemorando o aniversário da escola. O almoço foi feito na cozinha da escola mesmo, cerca de 400 pessoas participaram deste evento.
As cozinheiras fazem almoço para alguns alunos que gostam de almoçar na escola.
As cozinheiras chegam cedo à escola para fazer o café das crianças que vem  para a aula e não tomam café em casa.
   Elas são muito importantes na escola, porque elas cuidam com carinho  da nossa alimentação e quando ficamos doentes elas nos dão um chazinho.
    
             Erick Micael Henrique Lopes e Daniel dos Santos Oliveira

       


EDUCAÇÃO INFANTIL

Professora da Educação Infantil mostra que trabalhar com crianças não é apenas um sonho, mas sim a vontade de ajudá-las a se desenvolverem melhor.
Entrevista escolar com professora da Educação Infantil Inês Fontoura
No dia 18/09/2013 entrevistamos a professora Inês Fontoura. Sua vontade de ser professora aconteceu quando ela era criança e via o que a sua professora fazia para ajudá-la para ter um melhor rendimento na escola. De acordo com o depoimento da professora Inês Fontoura a sua família sempre foi de acordo com a sua vontade de ser professora. A professora declarou que queria ser professora, pois depois que ela cresceu percebeu que poderia contribuir para que os alunos tivessem uma vida escolar melhor. Ela conseguiu fazer apenas um curso que é o do Magistério,este curso ela pagou trabalhando em um hospital como enfermeira. Hoje em dia ela exerce sua profissão, lembrando sempre do incentivo de sua professora.

              LAURA E RENATA


                         INFORMÁTICA

   A alunos da Escola Adolfina conversam com a professora Erna Sissi Frey.

    A coordenadora do laboratório de informática Erna Sissi Frey  dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelos professores em sala de aula. Trabalha na Escola desde 2004. Segundo ela, o laboratório é mais um espaço de aprendizagem que oferece ferramentas diversas.  
Os alunos acham muito interessante ir ao laboratório de informática e fazer trabalhos diferentes com a ajuda dos computadores.
                

                   Lucas 

                    

     Limpeza na escola     

      Tias trabalham para manter escola limpa.

  No dia 04 de setembro, fomos entrevistar a dona Loreci Arnold, que trabalha na limpeza da escola Adolfina Diefenthäler. O horário de trabalho da dona Loreci é das 8h45 às 12h e das 14h15 às 17h50.  O trabalho da Dona Loreci e das outras funcionárias da escola, incluindo jardineiros, cozinheiras, é muito importante, pois sem eles (as) não conseguiríamos manter a escola organizada como se deve.
     Todos devemos ter respeito com os funcionários, pois o trabalho deles é muito importante, não só para a escola e sim para nós mesmos.                                

    Milena Cardoso e Fernanda Zitzke




ORIENTADORA DA ESCOLA

No dia 18 de setembro de 2013, entrevistamos a orientadora Marinei de Melo da Escola Adolfina.
     A orientadora está sempre disposta a ajudar aos alunos da escola na sala de aula, no grupo de adolescentes, junto aos pais, dividindo as preocupações dos  professores com a equipe diretiva e tentando solucionar as dificuldades em parceria com o grupo.   
    Gosta muito do que faz, sentindo-se realizada na função.

É importante a união entre professores, alunos, pais e equipe diretiva.
                            Patrick e Vitória

               Laboratório de aprendizagem   

               Fomos visitar a professora Solange. 

No dia 22/08/2013, fomos no laboratório de aprendizagem para entrevistar a professora Solange Heldt. Ela é uma professora que trabalha a muitos anos na Escola Adolfina. A função dela na escola é auxiliar alunos com dificuldades em sala de aula.
     Na escola Adolfina a atividade da professora é muito importante porque ela ajuda os alunos em suas dificuldades de aprendizagem, faz com que entendam melhor a matéria e tenham melhor rendimento em sala de aula.
        Lucas Barbosa Beier e Gabriel Freitas Larre



             O guarda da escola Adolfina
                                       A vida de um guarda municipal  

O guarda Luiz Barth da Silva gosta muito de seu trabalho que é dar segurança ao professor, aluno e funcionário efetuando a guarda da escola Adolfina J.M. Diefenthäler. Ele trabalha a 1 ano na escola, no horário das 7h às 17h30min.
A foto foi tirada na frente da escola Adolfina J.M. Diefenthäler, onde ele sempre permanece. Quando acontece uma briga ele auxilia fazendo com que os alunos se entendam.
A presença do guarda nos garante que não haverá roubo nem mais confusões.                                    
  Eduardo Fabiano e  Anderson



                                 Mais Adolfina

   PROFESSORA  ANDREIA  CRISTINA FABRO, 43ANOS, TRABALHA  A  24 ANOS NA PROFISSÃO NA REDE MUNICIPAL DE  ENSINO.
     SEGUNDO ELA , SONHAVA EM SER PROFESSORA  DESDE PEQUENA, ENTRE 7 E 8 ANOS. ELA  GOSTAVA DE BRINCAR DE SER PROFESSORA COM SUA PRIMA.  REALIZOU SEU SONHO E DIZ QUE  AMA MUITO ESSA PROFISSÃO.
  NO PROJETO DO MAIS ADOLFINA ELA TRABALHA COM ALUNOS QUE PRECISAM RECUPERAR ALGUNS CONTEÚDOS DE SALA DE AULA.

                        Jailton  e Víctor Luan 

A  Direção da Escola
         A união da direção por uma escola melhor

No dia 04 de setembro, entrevistamos a diretora Daniela Pontes Flor. A diretora é responsável pelas questões financeiras, prestação de contas, as questões pedagógicas entre outras.
A equipe diretiva é composta, também, pela vice-diretora Andréa Zimmer, orientadora educacional Marinei de Melo e coordenadora pedagógica Joice Maria Lamb.
 A vice-diretora auxilia a diretora assumindo junto com ela muitos compromissos.
A orientadora orienta e dá conselhos aos alunos.
 A coordenadora pedagógica auxilia os professores em questões da aprendizagem escolar.
A equipe diretiva acredita em uma escola cada vez melhor  e com qualidade. Elas fazem isso com muita responsabilidade e organização.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ESCOLA ADOLFINA APÓS IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE

A preocupação com o pátio - plantio, poda e conservação - assim como com  a reciclagem são objetos de permanente cuidados. Nas fotos abaixo vejam algumas ações feitas pelos alunos com a orientação das professoras.

Mais lixeiras seletivas

Comunidade faz campanha de recolhimento das sacolas plásticas que serão recicladas com o objetivo à  aquisição de uma composteira.

                               JARDINAGEM





    HORTA ESCOLAR: TEMPEROS, CHÁS, ALFACE, ESPINAFRE, COUVE E BATATA DOCE.



COUVE MANTEIGA


Os alunos do 4º ano A estão verificando o crescimento da batata doce que foi plantada em agosto