quinta-feira, 26 de setembro de 2013

COMEMORAÇÃO DO 20 DE SETEMBRO - REVOLUÇÃO FARROUPILHA

A comemoração da Revolução Farroupilha, na escola, além dos dias cívicos do hino nacional e do hino do Rio Grande do Sul tivemos momentos diversificados, tais como: a tradicional mateada, declamação da poesia GAÚCHA PRAIANA, de Aureliano de Figueiredo Pinto pela professora Geovana, leitura e declamação de poesias realizadas pelos alunos, fandango e leitura de lendas gaúchas feitas aos alunos pelos professores.

















terça-feira, 17 de setembro de 2013

CARRETEIRO NA ESCOLA ADOLFINA

No sábado letivo do dia 14 de setembro, além da entrega do boletim do 2º trimestre, a comunidade Adolfina reuniu-se para organizar um delicioso carreteiro. A venda dos cartões do carreteiro reverterá para consertos do banheiro e pintura de salas de aula.

Agradecemos às famílias que compraram cartões e também ao grupo de pessoas que trabalharam incansavelmente para a realização deste evento.



quarta-feira, 11 de setembro de 2013

SEMANA DA PÁTRIA NA ESCOLA

Setembro mês de muitas comemorações, mas a mais importante é a data de 7 de setembro, marco da independência do Brasil de Portugal, quando a monarquia foi destronada e as ideias liberais tomaram o poder, dando início ao Estado republicano. De lá para cá muitas conquistas foram alcançadas, pois o povo brasileiro almeja sempre mais e melhor, por isso todos estamos  festejando as comemorações cívicas que culminam com o desfile de 7 de setembro. Vejam as fotos que os alunos do MAIS EDUCAÇÃO marcam  presença representando a Escola Adolfina.







terça-feira, 10 de setembro de 2013

TERRÁRIO:

UM PEDAÇO DA NATUREZA NA SALA DE CIÊNCIAS

Realizado pelas turmas de 6ºs anos, o terrário permite explorar,  os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão. 
Sem contar o prazer de uma aula prática e a importância dos questionamento que foram surgindo: será que as plantas e bichinhos como a minhoca, o tatu-bola e o caracol podem sobreviver em um ambiente fechado? De onde vem a água? 
Depois de montado cada aluno levou o seu terrário para casa e observaram as condições diariamente no seu mini-ecossistema... Anotando toda e qualquer alteração.

"A educação científica contribui para a formação de cidadãos responsáveis com o meio ambiente. Só um ensino prático e contextualizado possibilita isso!"




segunda-feira, 9 de setembro de 2013

IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

"A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é voltada para as escolas do Ensino Fundamental, cadastradas no Censo Escolar de 2011 – INEP, públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural. A adesão ao processo de Conferência é voluntária."
O processo da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente envolve etapas, sendo que a primeira é a realizada na escola.
Os preparativos que antecederam ao dia da conferência envolveram muitas aulas, onde foram envolvidas as disciplinas de Ciências( Profª Claudia), Ensino Religioso( Profª Sara) e, também, durante as aulas de Língua Inglesa( Profª Rose). Nesta ocasião, por iniciativa da Profª Claudia iniciou-se  a organização da COM-VIDAS.
Todas as turmas priorizaram as suas demandas e a comissão organizadora da IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, no dia 6 de setembro, 6º feira, apresentou-as para apreciação e consequente votação.