O OBJETIVO DO BLOG DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFa. ADOLFINA J. M. DIEFENTHALER, DA CIDADE DE NOVO HAMBURGO - RS, É DIVULGAR OS TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS, AS DATAS COMEMORATIVAS E OS EVENTOS ESCOLARES.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Participação no JERGS
terça-feira, 26 de maio de 2009
Bastidores da reportagem com Cláudia Sperb
Após dois encontros na Feevale, onde os alunos foram preparados para o uso dos equipamentos e conheceram um pouco a obra da artista através de vídeos alcançados pelos professores e bolsistas da Feevale, enfim, chegou o grande dia!!!
domingo, 24 de maio de 2009
Crônicas - 8º B
Valeu galera!
Eu queria, mas não posso
Eu queria poder ajudar todas as pessoas do mundo. Mas não posso.
Queria realizar todos meus sonhos, queria poder transformá-los em realidade, mas não posso. Também queria viver para sempre, ser imortal, mas não posso.
Eu sei que queríamos muitas coisas, mas também sei que não termos a metade das coisas. Queríamos saber o que está acontecendo pelo mundo, viajar pelo mundo, conhecer tudo... Mas não podemos. Queria acabar com certos costumes que tenho e que me prejudicam muito em momentos importantes da minha vida, e conseguindo acabar com esses costumes, queria viver com menos problemas. Mas sei que problemas, sempre vou ter.
Não podemos ter tudo, mas podemos lutar por tudo o que queremos, para pelo menos sabermos que tentamos ter o melhor para nós. Posso saber que, não posso ter o que não lutar para tê-lo.
Lucas de Oliveira
A gente percebe, mas não faz nada!
E a perceber isso não fazemos nada, e não fazendo nada, se acostuma a essa situação e, se acostumando a essa situação percebe as filas de desempregados e, percebendo essas filas vemos mais e mais pessoas nelas. E assim nos acostumamos a ver mais fábricas fechando e mais pessoas nessas filas de desemprego, e assim vamos vendo pessoas desempregadas atrás de emprego e, as que têm fazendo tudo para não perdê-lo.
E vendo isso percebemos pessoas passando necessidade, crianças fora do colégio para ajudar em casa. E com crianças fora da escola onde fica o futuro do nosso país? E percebendo isso vemos pessoas morando, em barracos por não ter onde ficar, e assim, cada vez mais crianças passando fome, frio, dormindo sem saber se amanhã terá o que comer, e nos acostumamos a crianças tristes, quando elas deveriam estar felizes brincando!
E assim vamos nos percebendo gastadas, cansadas de tantas tristezas, tanta gente passando necessidade e nos perguntando: Será que isso terá fim?
A resposta... Só o tempo irá dizer.
Schaiane Freitas Zitzke
A gente faz sim, mas não devia!
A gente faz sim.
Mas não devia.
A gente transa sem camisinha, mas não devíamos.
Por que , transar sem camisinha dá DST (Doenças Sexualmente Transmissível).
A gente transa sem camisinha e tem possibilidade de contrair HIV (Aids), a gente transa sem camisinha e tem a possibilidade de contrair a Sífilis, a gente transa sem camisinha e tem a possibilidade de contrair gonorréia, a gente transa sem camisinha e tem a possibilidade de contrair HPV.
E o pior, na verdade não é o pior, mas levamos para a vida toda. Não é um incômodo, mas para muitas pessoas é um incômodo: filho, gravidez indesejada.
Cansou né? Então pense antes de transar sem camisinha.
Renata Marques Maria
sábado, 23 de maio de 2009
Trabalhos de Educacão Física
Estes vídeos são dos trabalhos apresentados nas aulas de educação física, resultado de muita dedicação e esforço dos alunos. Estou muito orgulhosa deles...
Professora Daniela Flor
domingo, 10 de maio de 2009
DIA DAS MÃES TEVE TARDINHA SABOROSA
sexta-feira, 8 de maio de 2009
SÉTIMOS ANOS REFLETEM O TEMA A ADOLESCÊNCIA
Os alunos dos 7º anos, nas aulas de Língua Portuguesa leram alguns textos a respeito do tema adolescência, trocaram ideias e , depois, reunidos em pequenos grupos escolheram um assunto específico relativo ao tema para continuar debatendo, como por exemplo: namoro, ficar, moda, relacionamento entre pais e filhos, divertimentos próprios dos adolescentes, importância do estudo, gravidez na adolescência ( causas e consequências). entre outros. Para registrar este importante momento de trocas, os estudantes criaram cartazes e expuseram pelos corredores da escola, para que todos os colegas do colégio apreciassem. Também, dois grupos escreveram e apresentaram uma singela dramatização.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Oficina Mídia e Educação IV
A oficina para produção dos blocos personalizados continuou na quarta-feira dia 06/05, onde foram finalizados os trabalhos.
O envolvimento dos alunos na proposta contribuiu para a excelente qualidade dos produtos criados.
Neles vocês podem conferir a utilização da diversidade de técnicas e recursos artísticos que os estudantes aprenderam ao longo dos anos de estudo no ensino fundamental.
Parabéns aos professores destes estudantes que ao longo dos anos contribuíram na sua construção de sujeitos-alunos autônomos e criativos.
Nosso agradecimento especial ao Fernando pela sua disponibilidade, atenção, incentivo, pela socialização de sua arte e excelência no trabalho.
Agradecemos também, a Profª Saraí e sua equipe do Projeto Nosso Bairro em Pauta e a Secretaria de Educação pela cedência do equipamento.
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Oficina Mídia e Educação IV
A proposta apresentada foi que cada estudante construísse uma capa e contracapa para um bloco de anotações colocando imagens/poemas/escritos que os identificasse.
Aguardem postagem de fotos onde você poderá conferir um pouco deste trabalho em parceria com Feevale, o qual contou com a participação do artista plástico Fernando Alves