terça-feira, 24 de abril de 2012

Novo Hamburgo – Velhos Tempos


No dia 12 de abril, os alunos dos 4ºs anos A, B e C foram à Mostra Fotográfica sobre Novo Hamburgo na Praça do Imigrante.
Muitas pessoas importantes falaram sobre nossa cidade, entre elas o artista plástico Marciano Schmitt.
Vimos um filme em preto e branco que mostrava Novo Hamburgo antigamente, no filme apareceu o trem que passava na cidade.
Fizemos esse passeio, pois estamos pesquisando sobre Novo Hamburgo.

Autores: alunos do 4º ano A

terça-feira, 17 de abril de 2012

Projeto Alimentação



As férias terminaram, os alunos voltaram para escola todos muito empolgados em rever colegas, conhecer novas professoras e usar seus materiais novos.
Na primeira semana a merenda era caprichada: salgadinho, bolacha recheada, pastel. Caprichada? Só se for em calorias e conservantes. Percebendo isso, as professoras Carolina Fleck e Juliana Bohn decidiram começar a refletir juntamente com os alunos sobre os lanches que eram trazidos por eles de casa.
O primeiro passo foi, coletivamente, organizar um cardápio com lanches variados como: derivados de leite, farináceos, frutas... e claro que um dia para trazer um lanche livre. Esse dia, foi escolhido democraticamente através de uma votação e as três turmas escolheram a sexta-feira para ser o dia da “Gostosura”, que tradicionalmente era chamado de dia da “ Porcaria”. Mas por que mudou de nome? Simples, quando comemos bolacha recheada e salgadinho uma vez por semana, isso deixará de ser um mal ao nosso organismo, será sim uma “porcaria” se comermos isso todos os dias.
Após conversamos com as nossas queridas “ tias” da cozinha que nos contaram várias curiosidades sobre a preparação do almoço da escola, as quantidades de alimentos consumidos pela escola e, também, nos falaram que os cardápios de almoço e lanche da escola são elaborados por uma nutricionista.
Então as professoras convidaram duas profissionais da nutrição, nutricionistas, que trabalham na elaboração dos cardápios para virem conversar com os alunos e aí nós descobrimos ainda mais coisas, como: o que são vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras, sais minerais e o mais importante, como manter uma alimentação balanceada.
Durante nossos estudos montamos nossas pirâmides alimentares e descobrimos que a água também faz parte dessa pirâmide, pois sem ela nosso organismo não funciona.
Encerramos nossos estudos com a degustação de salada de frutas e espetinhos de frutas, percebendo que as frutas também são verdadeiras “gostosuras” que fazem muito bem ao nosso corpo.

ProfªCaroline e suas  alunas concentradas no preparo dos alimento.




Depois da aprendizagem, veio a parte mais esperada e gostosa: o momento da degustação.

VISITA DE ESTUDOS À FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO

A professora de Artes Eva Monalisa Quadro participou de uma formação para educadores na Fundação Iberê Camargo na cidade de Porto Alegre.
Como plano de trabalho em Artes, levou os alunos dos 7ºs A e B no dia 5 de abril para conhecerem a exposição “Sob o peso dos meus amores” que contempla as obras do artista plástico Leonilson.
As obras do artista já falecido, são representadas em diversos materiais. Tem pinturas, desenhos e tecidos. Os trabalhos em tecidos com palavras bordadas chamaram muito a atenção dos alunos. As palavras nas obras do artista Leonilson são elementos visuais a mais, além das figuras. Toda a obra do artista representa seus amores em vida, seus conflitos interiores entre outros significados.



 Os alunos demonstraram interesse e curiosidade pelas obras, além disso conheceram a arquitetura da Fundação Iberê que é espetacular, possui uma bela vista para o rio Guaíba.






                                    
                                                                                                                                                      

terça-feira, 10 de abril de 2012

AGENTES AMBIENTAIS

Este ano, ficou  a cargo da profª Sabrina o projeto AGENTE AMBIENTAL e já vislumbramos muitos trabalhos realizados pelos dois dinâmicos grupos de agentes ambientais, da manhã e da tarde. Entre estes trabalhos destacamos os cuidados com as plantas, de rega e plantação de novas mudas; assim como a reciclagem do lixo produzido em todos os espaços da escola, inclusive já rendendo dividendos(R$) com a venda de garrafas,plásticos, latinhas, jornais,revistas e todos os papeis das caixas de reciclagem das salas de aulas.