O OBJETIVO DO BLOG DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFa. ADOLFINA J. M. DIEFENTHALER, DA CIDADE DE NOVO HAMBURGO - RS, É DIVULGAR OS TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS, AS DATAS COMEMORATIVAS E OS EVENTOS ESCOLARES.
domingo, 10 de maio de 2009
sexta-feira, 8 de maio de 2009
SÉTIMOS ANOS REFLETEM O TEMA A ADOLESCÊNCIA
Os alunos dos 7º anos, nas aulas de Língua Portuguesa leram alguns textos a respeito do tema adolescência, trocaram ideias e , depois, reunidos em pequenos grupos escolheram um assunto específico relativo ao tema para continuar debatendo, como por exemplo: namoro, ficar, moda, relacionamento entre pais e filhos, divertimentos próprios dos adolescentes, importância do estudo, gravidez na adolescência ( causas e consequências). entre outros. Para registrar este importante momento de trocas, os estudantes criaram cartazes e expuseram pelos corredores da escola, para que todos os colegas do colégio apreciassem. Também, dois grupos escreveram e apresentaram uma singela dramatização.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Oficina Mídia e Educação IV
Pois é...
A oficina para produção dos blocos personalizados continuou na quarta-feira dia 06/05, onde foram finalizados os trabalhos.
O envolvimento dos alunos na proposta contribuiu para a excelente qualidade dos produtos criados.
Neles vocês podem conferir a utilização da diversidade de técnicas e recursos artísticos que os estudantes aprenderam ao longo dos anos de estudo no ensino fundamental.
Parabéns aos professores destes estudantes que ao longo dos anos contribuíram na sua construção de sujeitos-alunos autônomos e criativos.
Nosso agradecimento especial ao Fernando pela sua disponibilidade, atenção, incentivo, pela socialização de sua arte e excelência no trabalho.
Agradecemos também, a Profª Saraí e sua equipe do Projeto Nosso Bairro em Pauta e a Secretaria de Educação pela cedência do equipamento.
A oficina para produção dos blocos personalizados continuou na quarta-feira dia 06/05, onde foram finalizados os trabalhos.
O envolvimento dos alunos na proposta contribuiu para a excelente qualidade dos produtos criados.
Neles vocês podem conferir a utilização da diversidade de técnicas e recursos artísticos que os estudantes aprenderam ao longo dos anos de estudo no ensino fundamental.
Parabéns aos professores destes estudantes que ao longo dos anos contribuíram na sua construção de sujeitos-alunos autônomos e criativos.
Nosso agradecimento especial ao Fernando pela sua disponibilidade, atenção, incentivo, pela socialização de sua arte e excelência no trabalho.
Agradecemos também, a Profª Saraí e sua equipe do Projeto Nosso Bairro em Pauta e a Secretaria de Educação pela cedência do equipamento.
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Oficina Mídia e Educação IV
Na segunda-feira dia 04/05/2009, iniciamos o processo de construção de blocos/agendas personalizados pelos estudantes do 8º C.
A proposta apresentada foi que cada estudante construísse uma capa e contracapa para um bloco de anotações colocando imagens/poemas/escritos que os identificasse.
Aguardem postagem de fotos onde você poderá conferir um pouco deste trabalho em parceria com Feevale, o qual contou com a participação do artista plástico Fernando Alves
A proposta apresentada foi que cada estudante construísse uma capa e contracapa para um bloco de anotações colocando imagens/poemas/escritos que os identificasse.
Aguardem postagem de fotos onde você poderá conferir um pouco deste trabalho em parceria com Feevale, o qual contou com a participação do artista plástico Fernando Alves
domingo, 26 de abril de 2009
Oficina Mídia e Educação III


Estamos, pois, na terceira oficina realizada no dia 13/04/2009...
A proposta, aqui, foi ver alguns vídeos dos anúncios escolhidos na aula anterior e compararmos com os anúncios impressos...
A seguir, distribuíram-se diversas revistas e, foi solicitado aos estudantes que expressassem em dois gêneros de textos, um imagético e outro argumentativo, o que nas revistas representava seus projetos enquanto sujeitos felizes. A argumentação dos textos viria das imagens recortadas das revistas .
Muitos alunos escolheram imagens que representavam seus projetos de futuro em ser profissional, outros em ter. Foram imagens de carros, roupas e de pessoas que representavam a profissão que sonham para si.
A proposta, aqui, foi ver alguns vídeos dos anúncios escolhidos na aula anterior e compararmos com os anúncios impressos...
A seguir, distribuíram-se diversas revistas e, foi solicitado aos estudantes que expressassem em dois gêneros de textos, um imagético e outro argumentativo, o que nas revistas representava seus projetos enquanto sujeitos felizes. A argumentação dos textos viria das imagens recortadas das revistas .
Muitos alunos escolheram imagens que representavam seus projetos de futuro em ser profissional, outros em ter. Foram imagens de carros, roupas e de pessoas que representavam a profissão que sonham para si.
Oficina Mídia e Educação II
Bem...
A segunda oficina realizada pelos bolsistas da Feevale ocorreu no dia 06/04/2009. Nesse dia, os estudantes puderam manusear diversas revistas dirigidas ao público adolescente, as quais foram trazidas à sala de aula pelos acadêmicos.
Atividade: colocar em debate o que os anúncios vendem.
A segunda oficina realizada pelos bolsistas da Feevale ocorreu no dia 06/04/2009. Nesse dia, os estudantes puderam manusear diversas revistas dirigidas ao público adolescente, as quais foram trazidas à sala de aula pelos acadêmicos.
Atividade: colocar em debate o que os anúncios vendem.
Em grupo, os estudantes deveriam escolher um único anúncio, apresentá-lo à turma comentado sobre as razões de sua escolha e a trajetória até chegar ao consenso do grupo na escolha do mesmo.
Consenso? Bom...
Em alguns grupos o consenso fluiu com mais facilidade, noutros nem tanto, houve até o que podemos chamar de contra-senso, pois um integrante retirou-se do grupo por não abrir mão de suas convicções... A idéia era justamente essa, p r o v o c a r o debate...
Veja as fotos e alguns vídeos feitos no momento da apresentação!
Consenso? Bom...
Em alguns grupos o consenso fluiu com mais facilidade, noutros nem tanto, houve até o que podemos chamar de contra-senso, pois um integrante retirou-se do grupo por não abrir mão de suas convicções... A idéia era justamente essa, p r o v o c a r o debate...
Veja as fotos e alguns vídeos feitos no momento da apresentação!
sábado, 25 de abril de 2009
Oficinas Mídia e Educação
Então...
Como parte do Projeto da Feevale Nosso Bairro em Pauta, ocorrem as oficinas sobre Consumo junto ao 8º ano C, nas aulas de Português, nas quais os acadêmicos-bolsistas dos cursos de Jornalismo e de Propaganda e Publicidade vêm trabalhando com os estudantes sobre: o que anúncios dos produtos produzem/trazem/apresentam para nós consumidores...
Na primeira oficina realizada dia 30/03/2009, a partir da brincadeira de vendar os olhos e experimentar diferentes biscoitos e refrigerantes, colocou-se em debate: será que a marca mais conhecida realmente é mais saborosa? Que diferença e/ou que relação existe entre o custo dos produtos? O que compramos é a marca, o produto, as duas coisas? Etc..
Pois é, essas foram as dicussões do primeiro dia de oficina que ocorrem em um período de 40 min, semanalmente, a princípio ....
Saída de Estudos - Oitavos Anos

.jpg)
Eis aí, parte da proposta da Saída de Estudos da EMEF Adolfina J.M. Diefenthäler - Bairro São José, Novo Hamburgo- RS
Abrangência: 8º Ano A, B e C
Data: 22 e 23 de abril de 2009
Duração: 3h - Das 8h às 11h
Proponentes: Profª Lenira Brisch e Solange Heldt
Local: NTE/NH
OBJETIVO
· Criar endereço eletrônico para todos estudantes do oitavo ano que não possuem acesso a internet;
· possibilitar aos estudantes o acesso internet e as ferramentas de comunicação como e-mail, blog e sites de pesquisa.
JUSTIFICATIVA
O fato dos estudantes estarem no último ano ensino fundamental e até o momento a escola não dispor do acesso à internet foi a razão principal desta saída de estudos. Outro motivo está no projeto de elaboração de Curriculum Vitae dos mesmos, onde a comunicação virtual vem sustentando a formatação e, em muitos casos, a própria distribuição dos currículos. A proposta é fazer a inserção destes alunos às tecnologias de comunicação disponíveis no contexto social, possibilitando-lhes formas de vivência cidadã além das Lan house da comunidade.
PROCEDIMENTOS
· Planejamento do trabalho a ser desenvolvido junto a Coordenara de LI da escola.
· Organização e agendamento do trabalho pela Coordenadora junto ao NET.
· Preparação dos estudantes para saída de estudos.
· Proposta a ser desenvolvida pelo NET: conversa informal sobre uso da máquina e tecnologia; criação de e-mail, pasta de e-mails, cadastramento no blog spot, acesso aos blogs da escola, Ferrez, Feevale entre outros.
Data: 22 e 23 de abril de 2009
Duração: 3h - Das 8h às 11h
Proponentes: Profª Lenira Brisch e Solange Heldt
Local: NTE/NH
OBJETIVO
· Criar endereço eletrônico para todos estudantes do oitavo ano que não possuem acesso a internet;
· possibilitar aos estudantes o acesso internet e as ferramentas de comunicação como e-mail, blog e sites de pesquisa.
JUSTIFICATIVA
O fato dos estudantes estarem no último ano ensino fundamental e até o momento a escola não dispor do acesso à internet foi a razão principal desta saída de estudos. Outro motivo está no projeto de elaboração de Curriculum Vitae dos mesmos, onde a comunicação virtual vem sustentando a formatação e, em muitos casos, a própria distribuição dos currículos. A proposta é fazer a inserção destes alunos às tecnologias de comunicação disponíveis no contexto social, possibilitando-lhes formas de vivência cidadã além das Lan house da comunidade.
PROCEDIMENTOS
· Planejamento do trabalho a ser desenvolvido junto a Coordenara de LI da escola.
· Organização e agendamento do trabalho pela Coordenadora junto ao NET.
· Preparação dos estudantes para saída de estudos.
· Proposta a ser desenvolvida pelo NET: conversa informal sobre uso da máquina e tecnologia; criação de e-mail, pasta de e-mails, cadastramento no blog spot, acesso aos blogs da escola, Ferrez, Feevale entre outros.
O retorno recebido dos estudantes validam e justificam esta saída considerando que para alguns foi a primeira vez que exploraram a internet...para outros aprendeu-se um pouco mais do que uso de Orkut e msn... E há aqueles que já familiarizados, muito colaboraram auxiliando a todos.
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Saída de estudos no NTE/Cepic
Dentro da proposta dos oitavos anos de instrumentalização e preparo para o trabalho, realizou-se nos dias 22 e 23 de abril, uma saída de estudos dos alunos com o objetivo de criar um endereço eletrônico para todos os estudantes, possibilitando o acesso à internet e às ferramentas de comunicação como blog, email e sites de pesquisa. O espaço utilizado foi o NTE/Cepic no centro de Novo Hamburgo( Centro de Formação Continuada em Informática Educativa).
domingo, 12 de abril de 2009
COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA NA ADOLFINA
Alunos(as), professores(as), funcionários(as), direção e APEMEM confraternizaram à PÁSCOA, dia 9 de abril, na ADOLFINA.
Parabéns às professoras que organizaram a semana da Páscoa, porque foram primorosas, pensaram em tudo: espaço temático, símbolos da Páscoa, cruzadinha, cartazes, palestra, sorteio, lanche especial e ninhos para os alunos, café colonial para professores(as) , funcionários(as) e direção.
Alunos(as), professores(as), funcionários(as), direção e APEMEM confraternizaram à PÁSCOA, dia 9 de abril, na ADOLFINA.
Parabéns às professoras que organizaram a semana da Páscoa, porque foram primorosas, pensaram em tudo: espaço temático, símbolos da Páscoa, cruzadinha, cartazes, palestra, sorteio, lanche especial e ninhos para os alunos, café colonial para professores(as) , funcionários(as) e direção.
Devido a este clima festivo deixamos a seguinte mensagem:
"Que a luz do "Ressuscitado" ilumine nossos caminhos, dando forças para que possamos prosseguir nossa jornada diária e que a Páscoa aconteça todos os dias em nossa vida, bem como o poder de Deus manifeste-se através do nosso trabalho pedagógico."
Estudantes esperando o palestrante Sr.Laerte Santos, jornalista e escritor.
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Páscoa na Adolfina

As professoras Vanusa, Leila, Inês, Carla convidam a todos para compartilharem, conosco Adolfina, a alegria da Páscoa.
"Acolha em seu coração o amor, a paz, o perdão, o renascimento da vida e o recomeçar de cada dia." Venha visitar a Casa do Coelho.
Parabéns à equipe de professores que está à frente dos preparativos da Páscoa na Escola Adolfina empenhadíssima em fazer desta semana um marco. Gincanas, espaços temáticos...
domingo, 5 de abril de 2009
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA ESCOLA ADOLFINA
Dias 23 e 24 de março, à noite, realizou-se a primeira reunião de pais dos alunos da escola com a direção, professores e
professoras.
Nesta ocasião, diretora Mara Núbia Rauber saudou os presentes, enfatizou a importância do acompanhamento dos pais na vida escolar dos seus filhos, a parceria que a família e a escola devem ter durante todo o ano letivo; relembrou, juntamente, com as professoras, o professor Leandro, a vice-direção e a orientadora e coordenadora pedagógica Elis Regina às regras de convivência e combinações, para que o bom funcionamento da escola e o máximo aproveitamento das aulas possam ser sempre alcançados por todos alunos da escola.
Durante a reunião, alguns pais fizeram perguntas que prontamente foram esclarecidas pela diretora Mara, bem como concordaram com às regras e combinações adotadas pela Escola Adolfina.
Finalizando a sessão foram dados alguns avisos aos pais e foi solicitada pela direção da escola que as professoras providenciassem a escolha dos “Pais Conselheiros” e a assinatura da lista de presença.
Nesta ocasião, diretora Mara Núbia Rauber saudou os presentes, enfatizou a importância do acompanhamento dos pais na vida escolar dos seus filhos, a parceria que a família e a escola devem ter durante todo o ano letivo; relembrou, juntamente, com as professoras, o professor Leandro, a vice-direção e a orientadora e coordenadora pedagógica Elis Regina às regras de convivência e combinações, para que o bom funcionamento da escola e o máximo aproveitamento das aulas possam ser sempre alcançados por todos alunos da escola.
Durante a reunião, alguns pais fizeram perguntas que prontamente foram esclarecidas pela diretora Mara, bem como concordaram com às regras e combinações adotadas pela Escola Adolfina.
Finalizando a sessão foram dados alguns avisos aos pais e foi solicitada pela direção da escola que as professoras providenciassem a escolha dos “Pais Conselheiros” e a assinatura da lista de presença.
MANUAL DE INSTRUÇÃO - SEXO SEGURO
Existe por aí, no mundo inteiro, preservativos para homens e mulheres, mas tem ainda muita gente com a doença do HIV (AIDS) e com nenê na barriga. Então como usar preservativos?
Abra o preservativo na hora do uso, coloque-o no pênis. Na hora que terminar o amor, tire-o e assim o amor foi feito com segurança. Depois dê um nó do lado de cima do preservativo e coloque-o em um lixo fechado.
Isto é fazer sexo seguro e confiante.
Fica registrada a DICA do CARLOS GABRIEL F. DA SILVA, do 7 º ano D, para a GALERA JOVEM da ADOLFINA .
Abra o preservativo na hora do uso, coloque-o no pênis. Na hora que terminar o amor, tire-o e assim o amor foi feito com segurança. Depois dê um nó do lado de cima do preservativo e coloque-o em um lixo fechado.
Isto é fazer sexo seguro e confiante.
Fica registrada a DICA do CARLOS GABRIEL F. DA SILVA, do 7 º ano D, para a GALERA JOVEM da ADOLFINA .
sábado, 21 de março de 2009
Nice to meet you


Bauman e sua modernidade líquida nos faz pensar na fluidez social. Nessa perspectiva estou a articular nas aulas de Língua Inglesa - 1 período semanal de 50 min - um projeto que leve os alunos a comunicar-se com maior autonomia em Língua Inglesa. Ir além das listagens de vocabulários e verb To be, tão recorrentes em nossas escolas, na maioria das vezes, pelo reduzido número de horas aula e escassez de material!
A intenção é fazer com que as turmas de oitavos anos correspondam-se com escolas do Brasil e do exterior levando-os a expressarem-se no nível de inglês que tiverem condições.
Para abrir esta "janela" ao mundo, foi convidada para um Colóquio com alunos de oitavo ano a professora hamburguense Deise Janaína Finck, residente há dez anos nos Estados Unidos, e sua filha Lisa Finck de 7 anos.
A intenção é fazer com que as turmas de oitavos anos correspondam-se com escolas do Brasil e do exterior levando-os a expressarem-se no nível de inglês que tiverem condições.
Para abrir esta "janela" ao mundo, foi convidada para um Colóquio com alunos de oitavo ano a professora hamburguense Deise Janaína Finck, residente há dez anos nos Estados Unidos, e sua filha Lisa Finck de 7 anos.
Nice to meet you!
No início da conversação, Profª Janaína e Lisa mostraram no mapa mundi onde moram, e fizeram comentários gerais sobre como é viver em um dos condados de Miami.
Como a expectativa dos oitavos era grande em ouvir "Little Lisa”, a pequena logo logo passou a narrar à história "The Little Island".
Com Lisa descobrimos como se fala corretamente Barack Obama e que precisamos afinar bastante esta pronuncia... Ah! Vocês sabem que Obama não gosta de sorvete? Pois é Lisa nos contou isso também...
Para agradecer a gentileza em aceitar nosso convite, a equipe de estudantes do 8º B entregou a Lisa uma camiseta da escola e um chaveiro artesanal produzido por um dos estudantes.
Como a expectativa dos oitavos era grande em ouvir "Little Lisa”, a pequena logo logo passou a narrar à história "The Little Island".
Com Lisa descobrimos como se fala corretamente Barack Obama e que precisamos afinar bastante esta pronuncia... Ah! Vocês sabem que Obama não gosta de sorvete? Pois é Lisa nos contou isso também...
Para agradecer a gentileza em aceitar nosso convite, a equipe de estudantes do 8º B entregou a Lisa uma camiseta da escola e um chaveiro artesanal produzido por um dos estudantes.
Nice to meet you

Aqui... uma mostra da platéia... da expectativa que foi grande...
Agora, mais do que nunca é possível dizer, Nice to meet Lisa!
Você, aos sete anos, conseguiu além de manter nossa atenção, deixar-nos motivados a conversar inglês,a fazer tentativas de fala com maior desinibição.
Estamos anciosos para começarmos as correspondências, pois muitas são perguntas!
Organizadores do evento
Consumo...

E então, como será e o que se faz com o mercado publicitário que nos pesquisa / descobre /cria / necessidades e as joga em forma de produtos e marcas?
O que fazemos conosco que consumimos e sentimos prazer em estarmos sempre "por dentro" de tudo que é possível?
Para pensarmos um pouco mais sobre a publicidade que nos envolve, estaremos - nós: Adolfina, estudantes de 8º ano C, e acadêmicos da Feevale de Comunição e Propaganda de Publicidade, dentro do Projeto Fala Kephas/Pró-reitoria de Extensão, a estudar e debater esse tema nas oficinas que serão realizadas nas aulas de Língua Portuguesa.
Aguardem!!!
Nas fotos acima, estamos a organizar os grupos de trabalho.
Por falar em grupo...
Nas escolas, trabalhos em grupos são temas de conversas rotineiras entre professores e, também, entre os pais... Mas como se constrói essa categoria ou relação chamada grupo???
Bem... da minha parte, após a leitura de alguns teóricos, dentre o quais está Maria Luiza Xavier, percebi que estruturar categorias, elucidar papéis, e determinar algumas funções para os alunos, possibilita-lhes avançarem nas produções.
Vamos, pois, trabalhar nos grupos com as seguintes categorias, em sistema de rodízio: Relator, Apresentador, Organizador, Pesquisador.
sábado, 14 de março de 2009
Março de 2009...
São grandes as expectativas dos oitavos anos de nossa escola em finalizar o ensino fundamental. Neste início, os estudantes estão empenhadíssimos em recuperar a memória das aprendizagens de Língua Portugesa dos anos anteriores.
No oitavo ano "A" Dalailan e Alessander foram noite a dentro com os preparativos. Na quinta-feira, 12/03, o show foi deles e seu grupo...
O estudantes de oitavos anos de 2009 são história e serão sempre referência... Motivo?Este é o ano de implantação dos oitavos anos nesta escola. Serão os primeiros, forever!!!
COMUNIDADE ADOLFINA VOLTA ÀS AULAS
Dia 2 de março, mais uma vez, alunos e professores da Escola Adolfina voltaram a sua rotina escolar, só que neste ano de 2009, muitas novidades foram noticiadas já no primeiro dia de aula, como : - as três turmas de oitavos anos ( completando assim os anos finais do ensino fundamenta);
- as duas turmas da faixa etária quatro anos;
- mais uma turma de primeiro ano;
- a preparação para a discussão e eleição de diretores de escolas, atividade esta que envolverá todos os membros da comunidade da escola ( professores, funcionários, alunos e pais);
- a visita antropológica.
Logo, com todas estas novidades, novos ares sopram , por isso desejamos a todos os envolvidos no processo educacional muita criatividade e vamos lá, pessoal! Sucesso para todos, afinal merecemos.
- as duas turmas da faixa etária quatro anos;
- mais uma turma de primeiro ano;
- a preparação para a discussão e eleição de diretores de escolas, atividade esta que envolverá todos os membros da comunidade da escola ( professores, funcionários, alunos e pais);
- a visita antropológica.
Logo, com todas estas novidades, novos ares sopram , por isso desejamos a todos os envolvidos no processo educacional muita criatividade e vamos lá, pessoal! Sucesso para todos, afinal merecemos.
domingo, 25 de janeiro de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)